
Uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas e de aterrorizar moradores do bairro Alto Vera Cruz, na região Leste de Belo Horizonte, é alvo de operação conjunta entre Polícia Militar (PM) e Ministério Público (MPMG), na manhã desta terça-feira (5).
Foram mobilizados para a operação 90 militares, um promotor de Justiça, helicóptero e uma guarnição especializada em captura de cães bravos. Os agentes cumprem 14 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas, receptação, roubo e furto, crime ambiental e outros crimes na região. A PM apreendeu drogas (crack e cocaína), armas de fogo e celulares.
Segundo o MP, a organização criminosa investigada é suspeita ainda de aterrorizar moradores e de implantar um regime de controle paralelo e violento de condutas no bairro, conhecido como “pau no gato” e ameaças de agressão contra os moradores.
Durante as investigações, os agentes identificaram que a quadrilha é bem estruturada e que cada integrante exerce uma função no grupo.
No início deste ano, uma faixa assinada por “pau no gato” mandava motociclistas respeitar os limites de velocidade da rua, além de não empinar motos.